domingo, 16 de agosto de 2009

Notícia

Palm Pre espiona o próprio dono

Usuário descobre que aparelho coleta e envia periodicamente informações à Palm, inclusive suas coordenadas atuais no GPS
Geek
Por Antonio Blanc
Por essa ninguém esperava: enquanto estudava “a fundo” o funcionamento do WebOS, o sistema operacional baseado em Linux usado no Palm Pre, Joey Hess notou que o smartphone coleta e envia periodicamente à Palm um pacote contendo várias informações. Tudo isso sem o consentimento do usuário.
Em seu blog Joey detalha o que é coletado, por quem e o que é feito com esta informação. Os relatórios enviados pelo aparelho à “nave mãe” incluem uma lista completa de todos os aplicativos instalados no aparelho, por quanto tempo cada programa foi usado ao longo do dia e, o mais preocupante, as coordenadas atuais do aparelho, obtidas usando o GPS integrado.
Além disso, o sistema também tira um “instantâneo” do aparelho, incluindo mensagens do kernel, logs de sistema, dumps da memória e informações sobre espaço em disco, a cada vez que um programa “cai”. Esta informação, que também é enviada à Palm, tem um propósito supostamente útil: ajudar a empresa a depurar e aperfeiçoar o sistema, rastreando condições que possam disparar bugs que afetem a estabilidade.
Os dados privados são coletados por um “daemon” (um programa que roda em segundo plano) chamado uploadd, e por um programa auxiliar batizado de contextupload. Editando alguns arquivos de configuração, Joey conseguiu desativar a coleta, mas acredita que a modificação não sobreviverá a uma atualização do sistema operacional, que no Palm Pre é automática.
Os Termos e Condições de Uso do Palm Pre, publicados no site da Palm, deixam claro que a empresa pode coletar de tempos em tempos informações sobre o aparelho. Entretanto, são escritos de forma a não especificar quais dados. Assim, qualquer seja o comportamento do sistema – mesmo que comprometam a privacidade do usuário, que é protegida por lei nos Estados Unidos – pode ser enquadrado sob seus termos.
Reagindo à notícia, e jamais negando as afirmações de Hess, a empresa se defendeu dizendo que as coordenadas de GPS são coletadas para poder fornecer “melhores resultados” para o usuário quando este faz buscas via Google Maps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maria, Rainha da Paz!

Maria, Rainha da Paz!
Rogai por todos nós... Mãe do mundo!

Você imaginava?


"VOCÊ IMAGINAVA ...
QUE APRENDERIA ENQUANTO ENSINAVA...
QUE DANDO RECEBERIA...
QUE BRINCANDO CONSTRUIRIA...
QUE SERIA PROFESSORA E GUIA???
VOCÊ IMAGINAVA...
QUE DEIXARIA MARCAS PROFUNDAS COM SEUS EXEMPLOS E SEUS OLHARES, TRANSFORMANDO LÁGRIMAS EM RISOS E GARGALHADAS???
VOCÊ IMAGINAVA QUE CHEGARIA ESSE DIA EM QUE SEUS ALUNOS DIRIAM AO MUNDO INTEIRO "MINHA PROFESSORA, EU TE ADORO!!"
SE CHEGOU A IMAGINAR ALGUNS DESSES MOMENTOS, COM CERTEZA, EM SEU CORAÇÃO JÁ TINHA A ESSÊNCIA DESTA LINDA PROFISSÃO!!!!
(MARIA ROSA NEGRIN)

Lilás

Lilás