sábado, 6 de abril de 2013


Universo Professor
“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da realidade, não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”
“Como aprender a discutir e a debater com uma educação que se impõe? Ditamos idéias. Não trocamos idéias. Discursamos aulas. Não debatemos ou discutimos temas. Trabalhamos sobre o educando. Não trabalhamos com ele. Impomos-lhe uma ordem a que ele não adere, mas se acomoda. Não lhe proporcionamos meios para o pensar autêntico, porque, recebendo as fórmulas que lhe damos, simplesmente as guarda. Não as incorpora, porque a incorporação é o resultado de busca de algo que exige, de quem o tenta, esforço de recriação e de procura. Exige reinvenção.”

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio, Paz e Terra, 1978, 8. ed., p. 96-7.
Foto: Linda sugestão!!!

Cultura




A Corujinha





Vinicius de Moraes

 Vinicius de MoraesCompositor: Vinicius de Moraes/Toquinho
Tom: A#
		
Intro: 
|| Cm | Gm | D7 | Fm6/Ab G7 ||
|| Cm | Gm | D7 | Gm ||

     Gm     D4/7(9) Gm
Corujinha,     Corujinha 
                  D7
Que peninha de você
 
Fica toda encolhidinha 
                         Gm
Sempre olhando não sei quê
             D7/4(9) Dm7(b5)
O seu canto de    repente
       G7           Cm
Faz a gente estremecer

     Cm     D7(b9)  Gm
Corujinha, pobre...zinha
 Gm/F Cm6/Eb   D7    Fm6/Ab G7
Todo mundo   que te vê
       Cm        D7(b9)  Gm
Diz assim, "Ah, coita...dinha 
  Gm/F  Cm6/Eb  D7     Gm  
Que   feinha  que é você"
     Cm     D7(b9)  Gm
Corujinha, pobre...zinha
 Gm/F Cm6/Eb   D7    Fm6/Ab G7
Todo mundo   que te vê
       Cm        D7(b9)  Gm
Diz assim, "Ah, coita...dinha 
  Gm/F  Cm6/Eb  D7     Gm  
Que   feinha  que é você"


Am7(b5) D7 Gm (ou Cm D7 Gm)

          Gm    D7/4(9)  Gm
Quando a noite vem   chegando
                   D7
Chega o teu amanhecer
 
E se o sol vem despontando
                    Gm
Vai voando te esconder
               D7/4(9)  Dm7(B5)
Hoje em dia andas   vaidosa
      G7         Cm
Orgulhosa como quê

      Cm    D7(B9) Gm
Toda noite tua  carinha
Gm/F   Cm6/Eb  D7   Fm6/Ab  G7
Apa...rece    na tevê
     Cm     D7(b9)  Gm
Corujinha, coita...dinha 
  Gm/F  Cm6/Eb D7     Gm
Que   feinha que é você
      Cm    D7(b9)    Gm
Toda noite tua     carinha 
Gm/F   Cm6/Eb  D7    Fm6/Ab G7
Apa...rece    na  tevê
     Cm     D7(b9)  Gm
Corujinha, coita...dinha
  Gm/F   Cm6/Eb   D7     Gm
Que    feinha   que é você.

Am7(b5) D7 Gm (ou Cm D7 Gm)


A Corujinha

 
Compositor: Vinicius De Moraes & Toquinho
Corujinha, corujinha 
Que peninha de você 
Fica toda encolhidinha 
Sempre olhando não sei que 
O teu canto de repente 
Faz a gente estremecer 

Corujinha, pobrezinha 
Todo mundo que te vê 
Diz assim, ah! coitadinha 
Que feinha que é você 

Quando a noite vem chegando 
Chega o teu amanhecer 
E se o sol vem despontando 
Vais voando te esconder 
Hoje em dia andas vaidosa 
Orgulhosa com quê 

Toda noite tua carinha 
Aparece na TV 
Corujinha, corujinha
Que feinha é você!

Link: http://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/a-corujinha.html#ixzz2Pj5QIMWh
Foto: FONTE de: VIDA

 Artes


Histórias
Foto

Ludicidade
Foto: Antropoética - Arte educação e Movimento

https://www.facebook.com/antropoetica.arteeducacaoemovimento

Conversas
Foto: Responda nossa enquete! Encontros de Arte educação para Educadores durante a semana!

Os encontros de Arte educação para Educadores acontecem aos sábados, uma vez por mês. Gostaria de saber do interesse de vocês, em relação a proposta de um novo horário, uma vez por semana, a noite (e os módulos seriam concluídos em dois meses). Qual a sua preferência de período para frequentar os encontros de Arte educação? Sua participação é muito importante! Dê sua opinião! Obrigada!

https://www.facebook.com/questions/310125985780485/



Antropoética -Arte educação e Movimento 
https://www.facebook.com/antropoetica.arteeducacaoemovimento
Brincadeiras:



Experimentando: Ciências




Música:
Foto: Fonte: VIDA


Borboletinha tá na cozinha 
fazendo chocolate 
para a madrinha 

Poti, poti 
perna de pau 
olho de vidro 
e nariz de pica-pau pau pau 



Natureza:





Foto: Estudo sugere que autismo pode desaparecer

 Algumas crianças com diagnóstico de autismo deixaram de ter os sintomas que caracterizam a doença. As conclusões de um estudo americano põem em causa a ideia de que se trata de uma condição incurável e para toda a vida, mas os especialistas reagem com cautela.

O estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, publicado no "Journal of Child Psychology and Psychiatry", sugere que o autismo pode desaparecer nalgumas crianças, mas não é conclusivo. São necessárias mais pesquisas para explicar estes resultados.

Deborah Fein, investigadora da Universidade de Connecticut, citada pela BBC, explica que estudou 34 crianças a quem foi diagnosticada a perturbação de autismo nos primeiros anos de vida, bem como outras 34 sem qualquer problema da mesma turma.

Os resultados da avaliação cognitiva e comportamental foram idênticos em todos os alunos. Ou seja, não foram detetados quaisquer problemas de linguagem, reconhecimento facial, comunicação ou interação - sintomas característicos do autismo.

Foram também avaliadas outras 44 crianças da mesma idade, sexo e com quoficiente de inteligência não verbal idênticos e que tinham sido sinalizadas com autismo de elevado funcionamento (também designado de síndrome de Asperger), uma perturbação que se integra no espectro do autismo, mas sem afetação de inteligência e com sintomatologia menos grave. Da comparação das crianças que revelaram já não ter sintomatologia autística com os de elevado funcionamento ficou claro que os défices sociais dos primeiros eram mais ligeiros, ainda que acompanhados de problemas graves de comunicação e comportamentos repetitivos.

Os investigadores analisaram os processos clínicos para determinar se os diagnósticos teriam sido bem estabelecidos e não foram encontrados motivos para colocar em causa a sua exatidão.

O diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, Thomas Insel, considera que, embora o diagnóstico de autismo geralmente não mude com a idade, este estudo sugere que há um leque variado de possíveis resultados e que é preciso aprofundar o impacto da terapia e de outros fatores no desenvolvimento a longo prazo da doença.

O reduzido número de crianças estudadas é uma das críticas apontadas à controversa investigação. "É preciso não tirar conclusões apressadas acerca da natureza e complexidade do autismo", adverte a diretora da Sociedade Nacional do Autismo do Reino Unido. E acrescenta que "com terapia e apoio intensivos, é possível que um pequeno grupo de indivíduos com autismo altamente funcional aprendam estratégias que podem mascarar a condição e alterar os resultados dos testes". Realça, porém, que até os autores da investigação reconhecem que o autismo é condição que não se perde ao longo da vida e que é fundamental não deixar de apoiar os portadores e suas famílias.

A Associação Americana de Psiquiatria está atualmente a rever o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, a "bíblia" que médicos e psicólogos usam para classificar as doenças de foro psicológico. A nova versão deverá optar pela designação de "perturbação do espectro do autismo" para as diversas formas de autismo.

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por dificuldades sociais e de comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades.


Retirado do Jornal de Notícias 
http://www.jn.pt

Saiba mais:A pesquisa foi publicada no Journal of Child Psychology and Psychiatry http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jcpp.12045/full

Imagem: U.S.News Health



A neurociência tem trabalhado muito em prol da saúde mental.
Você sabia que a cor amarela pode estimular o bom humor?

O amarelo é associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar
 a capacidade de concentração e foco, podendo ser usado em escritórios.
Um estudo analisou convidados de três coquetéis em salas pintadas
 de amarelo, vermelho e azul, revelando que os que estavam 
no ambiente amarelo eram mais animados e falantes.

Fonte:BBC Brasil
Foto: Você sabia que a cor amarela pode estimular o bom humor? 

O amarelo é associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar a capacidade de concentração e foco, podendo ser usado em escritórios.
Um estudo analisou convidados de três coquetéis em salas pintadas de amarelo, vermelho e azul, revelando que os que estavam no ambiente amarelo eram mais animados e falantes.

Fonte:BBC Brasil
'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância'

O vídeo 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como as vivências de uma criança pequena têm impacto sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções.

Os vídeos fazem parte do conjunto 'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância', composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.

Os vídeos que completam o conjunto: 'O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro' e 'O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável'.




http://www.youtube.com/playlist?list=PLvfZHqGPp_MteUiK5xfma_NuTMsB6pq82
Foto























Foto: EM ABRIL: BRINCADEIRAS CANTADAS E DANÇADAS

Cantigas e brincadeiras de rodas tradicionais da cultura brasileira, explorando tanto a relação da criança com o próprio corpo, quanto a sua capacidade de brincar e se divertir...
 brinquedos de roda;
 brinquedos de grupos opostos;
 brinquedos de fileira;
 brinquedos de marcha;
 brinquedos de palmas;
 brinquedos de pegar;
 brinquedos de esconder... etc, etc.

Para participar, faça sua inscrição através do link:

https://docs.google.com/forms/d/1X8ThQdI1bjJt9cHbBAZ10DxC0oytciVlHhI0grVPWjc/viewform



Antropoética - Arte educação e Movimento
https://www.facebook.com/antropoetica.arteeducacaoemovimento
Foto: Leãozinho na pet de 3L.

Foto: Porta bombom cenourinha

Foto: Curta: Antropoética - Arte educação e Movimento

https://www.facebook.com/antropoetica.arteeducacaoemovimento

Foto: Little Red Riding Hood



Curtiu · 28 de março 

Era uma vez um coelhinho muito desajeitado chamado Jonjoca.
Vivia derrubando e quebrando tudo que estava ao seu redor.
A mamãe coelha já não agüentava mais.
Por que Jonjoca era tão estourado?
Quando corria passava pelas flores do jardim e amassava todas. Se queria dar um pulo, caia sempre no lugar errado.
Certa vez foi colher cenouras e quando voltava para casa, ao passar pela ponte, escorregou e a cesta com cenouras foi parar dentro do rio.
A Páscoa se aproximava. Papai coelho e mamãe coelha tinham muitas encomendas. Seus filhos já estavam crescidos e podiam ajudá-los. Mas mamãe lembrou da falta de cuidado de Jonjoca e proibiu o coelhinho de ajudar. Perto da casa havia um galpão onde costumavam trabalhar; enquanto uns pintavam os ovos, outros os embrulhavam com papéis coloridos.
Jonjoca olhou pela janela e viu seus irmãos, alegres trabalhando.
Ficou muito triste, foi andando, entrou na floresta e chegou na beira do lago onde os peixinhos nadavam. Havia muitas flores por ali. Jonjoca sentou numa pedra. De repente, uma borboleta pousou numa flor vermelha que havia ali vendo a tristeza do coelhinho e perguntou:
- O que aconteceu? Por que você está tão jururu?
Jonjoca contou-lhe seus problemas, era muito desajeitado, não conseguia fazer nada certo.
A borboleta resolveu ajudá-lo.
- Jonjoca, disse ela, veja como eu mexo as asas quando vôo.
E a borboleta abriu suas belas asas coloridas e voou de uma flor para outra com muita graça. Era tão leve, que quando pousava numa flor ela nem mexia.
Jonjoca estava maravilhado, nunca tinha visto tanta beleza.
Apareceram mais duas borboletas, uma de asas amarelas e outra de asas azuis. E as três voaram ao redor das flores como se estivessem dançando.
Jonjoca acompanhou cada movimento com a maior atenção. De repente, sentiu como se também estivesse voando.
Começou a pisar com muito cuidado.
Subiu na pedra e bem devagar pulou sobre a relva.
Tornou a subir e a pular. Não havia amassado nenhuma flor.
Agora ele já sabia como devia fazer.
Agradeceu às borboletas e voltou para casa.
Lá chegando, abriu a porta do galpão, sentou ao lado de seus irmãos, pegou o pincel e começou a pintar.
Papai coelho nem percebeu que Jonjoca havia entrado.
Mas, mamãe coelha tudo observava e sorriu feliz para Jonjoca.


Coelhinho Desastrado

(Para Amanda)

O coelhinho fez barulho 
quando passou pela janela, 
que deixei aberta
prá quando ele chegasse...
ou será que veio pela chaminé?
não... não temos chaminé!

... mamãe disse
que não dá sorte
falar com ele;
“na outra Páscoa não vem”
acho que fica com medo,
assustado...
vai ver que é porque
é assim desastrado...

Mas se ele não notar,
nem vai saber
que fiquei acordada
esperando por ele;
...agora acendeu a luz!
será igual ao pernalonga?
os pés devem ser sujos,
pois deixam aquelas pegadas...

... e se não voltar mais,
depois vem o Papai Noel!
silenciosamente,
escorrego-me dos lençóis,
atravesso o corredor,
e avisto marcas de passos
do coelhinho desastrado
que agora está na sala...

Papai!
você assustou o coelhinho?
“não filhinha
ele estava com pressa,
tá vendo! até esqueceu-se
de fechar a janela!”



Cissa de Oliveira




Contos de páscoa para ler em família, a beira da calçada é uma bela história de páscoa para compartilhar com amigos e familiares nessa data tão importante de fé e renovação.
As histórias de páscoa estão cheias de simbolismo e significado religioso relacionado ao crescimento espiritual e da renovação da fé.

Os contos de páscoa podem ser lidos em família no domingo durante o almoço pascal, um momento para toda família e amigos refletirem sobre o verdadeiro significado dessa data comemorativa.

Muitas crianças não conseguem entender o que é páscoa, para muitas delas, páscoa é época de comer ovos de chocolate. Devemos considerar que a páscoa é uma época tão especial e simbólica pois esse conceito é muito vago, então, nada melhor do que ensinar através de histórias, contos, mensagens que ensinam as crianças o que realmente é a páscoa. Para você pai, mãe, aqui está uma mensagem, uma história de páscoa para ler para seus filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Maria, Rainha da Paz!

Maria, Rainha da Paz!
Rogai por todos nós... Mãe do mundo!

Você imaginava?


"VOCÊ IMAGINAVA ...
QUE APRENDERIA ENQUANTO ENSINAVA...
QUE DANDO RECEBERIA...
QUE BRINCANDO CONSTRUIRIA...
QUE SERIA PROFESSORA E GUIA???
VOCÊ IMAGINAVA...
QUE DEIXARIA MARCAS PROFUNDAS COM SEUS EXEMPLOS E SEUS OLHARES, TRANSFORMANDO LÁGRIMAS EM RISOS E GARGALHADAS???
VOCÊ IMAGINAVA QUE CHEGARIA ESSE DIA EM QUE SEUS ALUNOS DIRIAM AO MUNDO INTEIRO "MINHA PROFESSORA, EU TE ADORO!!"
SE CHEGOU A IMAGINAR ALGUNS DESSES MOMENTOS, COM CERTEZA, EM SEU CORAÇÃO JÁ TINHA A ESSÊNCIA DESTA LINDA PROFISSÃO!!!!
(MARIA ROSA NEGRIN)

Lilás

Lilás